terça-feira, 4 de outubro de 2011

MEU FILHO VAI À ESCOLA: MAS PORQUE NÃO APRENDE?


 
Por Kelly Cristina Campos - Psicopedagoga
Fone: (21) 8342-0924

O QUE PODE ATRAPALHAR A APRENDIZAGEM?
    
     É comum a insatisfação ou frustração dos pais quando o filho não consegue aprender. Diante do fracasso escolar de uma criança ou adolescente, surgem para a família os mais variados sentimentos e questionamentos.
     A preocupação aumenta por vivermos numa sociedade em que possuir conhecimento formal é importante para a realização pessoal e profissional.
     Aprender pode ser entendido por modificar-se. De modo geral possuímos as condições necessárias para percebermos e interpretarmos o mundo. Nesse processo é absolutamente saudável encontrarmos dificuldades, afinal de contas, lidar com o desconhecido causa certa confusão inicial. Mas, após esse momento, relacionamos o conhecimento novo (em aquisição) com o velho (já adquirido), resultando numa mudança em nós mesmos, pois como disse Einstein: “a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”.
     Na aprendizagem escolar, a criança ou o adolescente pode fracassar, estacionando na fase da confusão frente ao novo, não conseguindo avançar. Quando alguém não consegue atender às exigências de conteúdos da escola, é necessário que a família e/ou a instituição de ensino pensem sobre o que pode não estar dando certo, levantando questões como:

* A metodologia da escola é adequada ao modo como a criança/ adolescente aprende?

* A escola tem professores bem qualificados, espaço físico e material didático adequados?

* A família oferece estímulos culturais enriquecedores (leitura, teatro, música de qualidade, etc)?

* A família está cobrando desempenho além do que a criança/ adolescente é capaz?

* A família é organizada, oferecendo rotina adequada e supervisão dos trabalhos escolares?

* A família proporciona ambiente equilibrado e afetuso, possibilitando que os sentimentos possam ser colocados com sinceridade e respeito, evitando graves conflitos emocionais?

Além desses aspectos, é necessário considerar que transtornos de ordem mental, uso de medicamentos que possam interferir em funções como atenção e memória e influências de álcool ou tabagismo maternos no período gestacional podem, de maneira isolada ou combinada, prejudicar a aprendizagem.

O QUE FAZER QUANDO A CRIANÇA OU ADOLESCENTE NÃO APRENDE?

     Para auxiliar alguém que enfrenta dificuldades de aprendizagem é necessário identificar a causa (ou causas), realizando avaliação psicopedagógica clínica que, de acordo com cada caso, além do psicopedagogo (profissional que lida com processos normais e patológicos da aprendizagem humana), pode contar com diagnóstico de uma equipe multidisciplinar (médico psicólogo, fonoaudiólogo, etc). Identificada a origem da dificuldade, um plano de intervenção clínica é traçado e posto em prática, sendo fundamental o engajamento da família.
    
     Proporcionar condições para que crianças e adolescentes conquistem ou recuperem o prazer de aprender é um ato de amor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos saber o que você achou! Faça seus comentários!