Por Kelly Cristina Campos - Psicopedagoga
Fone: (21) 8342-0924
O QUE PODE ATRAPALHAR A APRENDIZAGEM?
É comum a insatisfação ou frustração dos pais quando o filho não consegue aprender. Diante do fracasso escolar de uma criança ou adolescente, surgem para a família os mais variados sentimentos e questionamentos.
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O QUE PODE ATRAPALHAR A APRENDIZAGEM?
É comum a insatisfação ou frustração dos pais quando o filho não consegue aprender. Diante do fracasso escolar de uma criança ou adolescente, surgem para a família os mais variados sentimentos e questionamentos.
A preocupação aumenta por vivermos numa sociedade em que possuir conhecimento formal é importante para a realização pessoal e profissional.
Aprender pode ser entendido por modificar-se. De modo geral possuímos as condições necessárias para percebermos e interpretarmos o mundo. Nesse processo é absolutamente saudável encontrarmos dificuldades, afinal de contas, lidar com o desconhecido causa certa confusão inicial. Mas, após esse momento, relacionamos o conhecimento novo (em aquisição) com o velho (já adquirido), resultando numa mudança em nós mesmos, pois como disse Einstein: “a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”.
Na aprendizagem escolar, a criança ou o adolescente pode fracassar, estacionando na fase da confusão frente ao novo, não conseguindo avançar. Quando alguém não consegue atender às exigências de conteúdos da escola, é necessário que a família e/ou a instituição de ensino pensem sobre o que pode não estar dando certo, levantando questões como:
* A metodologia da escola é adequada ao modo como a criança/ adolescente aprende?
* A escola tem professores bem qualificados, espaço físico e material didático adequados?
* A família oferece estímulos culturais enriquecedores (leitura, teatro, música de qualidade, etc)?
* A família está cobrando desempenho além do que a criança/ adolescente é capaz?
* A família é organizada, oferecendo rotina adequada e supervisão dos trabalhos escolares?
* A família proporciona ambiente equilibrado e afetuso, possibilitando que os sentimentos possam ser colocados com sinceridade e respeito, evitando graves conflitos emocionais?
Além desses aspectos, é necessário considerar que transtornos de ordem mental, uso de medicamentos que possam interferir em funções como atenção e memória e influências de álcool ou tabagismo maternos no período gestacional podem, de maneira isolada ou combinada, prejudicar a aprendizagem.
O QUE FAZER QUANDO A CRIANÇA OU ADOLESCENTE NÃO APRENDE?
Para auxiliar alguém que enfrenta dificuldades de aprendizagem é necessário identificar a causa (ou causas), realizando avaliação psicopedagógica clínica que, de acordo com cada caso, além do psicopedagogo (profissional que lida com processos normais e patológicos da aprendizagem humana), pode contar com diagnóstico de uma equipe multidisciplinar (médico psicólogo, fonoaudiólogo, etc). Identificada a origem da dificuldade, um plano de intervenção clínica é traçado e posto em prática, sendo fundamental o engajamento da família.
* A metodologia da escola é adequada ao modo como a criança/ adolescente aprende?
* A escola tem professores bem qualificados, espaço físico e material didático adequados?
* A família oferece estímulos culturais enriquecedores (leitura, teatro, música de qualidade, etc)?
* A família está cobrando desempenho além do que a criança/ adolescente é capaz?
* A família é organizada, oferecendo rotina adequada e supervisão dos trabalhos escolares?
* A família proporciona ambiente equilibrado e afetuso, possibilitando que os sentimentos possam ser colocados com sinceridade e respeito, evitando graves conflitos emocionais?
Além desses aspectos, é necessário considerar que transtornos de ordem mental, uso de medicamentos que possam interferir em funções como atenção e memória e influências de álcool ou tabagismo maternos no período gestacional podem, de maneira isolada ou combinada, prejudicar a aprendizagem.
O QUE FAZER QUANDO A CRIANÇA OU ADOLESCENTE NÃO APRENDE?
Para auxiliar alguém que enfrenta dificuldades de aprendizagem é necessário identificar a causa (ou causas), realizando avaliação psicopedagógica clínica que, de acordo com cada caso, além do psicopedagogo (profissional que lida com processos normais e patológicos da aprendizagem humana), pode contar com diagnóstico de uma equipe multidisciplinar (médico psicólogo, fonoaudiólogo, etc). Identificada a origem da dificuldade, um plano de intervenção clínica é traçado e posto em prática, sendo fundamental o engajamento da família.
Proporcionar condições para que crianças e adolescentes conquistem ou recuperem o prazer de aprender é um ato de amor.
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