segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

QUANDO DEVEMOS PROCURAR AJUDA?



           Por Solange Matassoli Gomes - Psicóloga - CRP: 05/35480
                                     Fone: 9693-0558

    
     Gostaria de iniciar este artigo, com a seguinte pergunta: O que é ter saúde? A resposta parece simples, pois certamente a grande maioria responderia que ter saúde é não ter alguma doença instalada no corpo e na mente. Eu diria que ter saúde significa viver bem, ter qualidade de vida, dispor de bem estar físico, psíquico e social.

     Porém, podemos constatar que em nosso dia a dia, nem sempre é fácil alcançarmos este equilíbrio tão desejado. Vivemos intensamente, corremos atrás de nossos sonhos e ideais e na medida do possível, enfrentamos sozinhos, dificuldades que vão surgindo pelo caminho e as arrebatamos bravamente. Infelizmente, nem tudo sai como esperamos, e os resultados às vezes nos frustram e não sabemos lidar com esses supostos “fracassos”. Daí, alguns sinais começam a surgir, apontando que “algo não está bem”. Começamos a sentir-nos infelizes e inadequados, fechamo-nos em nosso próprio mundo e através de “encaramujamento”, nos isolamos de tudo e de todos, nos percebemos incapazes, injustiçados e incompreendidos. Há ainda aqueles que agridem e descontam seus problemas nas pessoas que estão ao seu redor, sejam eles amigos, chefes, cônjuges ou filhos. E assim, o desequilíbrio surge através da insônia, da depressão, da ansiedade, do cansaço, dos medos, das compulsões, das mudanças bruscas de humor, enfim... O que fazer?

     Muitas pessoas acreditam que melhorar é só uma questão de força de vontade. É verdade, desde que essas pessoas já tenham encontrado a resposta que precisem e enfrentem o desafio de implementá-las. Porém, há pessoas que se vêem envolvidas numa “areia movediça” e percebem que quanto mais tentam a solução de seus problemas, fatigam-se e parece não sair da rede em que se encontram. Então, é chegada a hora da melhor tomada de decisão, porém nem sempre muito fácil, mas inevitável.

     A busca de um auxílio psicológico, através de um profissional competente, poderá ajudá-lo, levando-o a um autoconhecimento, fazendo com que você se aceite enquanto indivíduo, valorizando-se e tenha condições necessárias para que possa resolver seus problemas, buscando o equilíbrio entre suas emoções, pensamentos e seus comportamentos para favorecer atitudes que gerem segurança e bem estar.

     Contudo, é importante salientar que para atingir esse ponto de equilíbrio, é necessário que o cliente abandone expectativas exageradas de melhora a curto prazo, pois o problema que no momento o aflige é apenas a ponta do iceberg que provavelmente foi construído durante toda sua história de vida.

     Considero relevante ressaltar que às vezes, dependendo do comprometimento da doença mental aliada a uma causa orgânica, faz-se necessário associarmos o tratamento psicoterapêutico desenvolvido pelo psicólogo à terapia medicamentosa, onde o papel do psiquiatra é fundamental, uma vez que a área de incidência deste profissional é a medicação de modo a tratar as doenças mentais.

     Enfim, investir em saúde mental significa melhorar sua qualidade de vida que, por conseguinte refletirá em seu crescimento pessoal.


     Reserve um tempo para cuidar de VOCÊ!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos saber o que você achou! Faça seus comentários!