terça-feira, 1 de maio de 2012

O QUE É A FONOAUDIOLOGIA?



Dra Suzana Souza
CRFa 13536 RJ - P
Fone: 8052-9291

A FONOAUDIOLOGIA é uma ciência que tem como objetivo o estudo da comunicação humana, referindo-se ao desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, na área da audição central ou periférica, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas áreas orofaciais (pele, vasos sanguíneos, ossos, dentes, glândulas ou músculos faciais) e na deglutição.

A atuação fonoaudiológica pode ser individual ou em uma equipe multidisciplinar na área da saúde em consultórios, clínicas, creches, escolas (comuns e especiais) e comunidades, unidades básicas de saúde, hospitais (UTI Neonatal, Alojamento Conjunto, Enfermarias, CTI entre outros), emissoras de rádio e televisão, teatro, trabalhando na saúde e qualidade vocal de profissionais da voz como cantores e professores, Atendimento Domiciliar, empresas de próteses auditivas, indústrias, centros de reabilitação, empresas de telemarketing e RH entre outros.

Assim, atendendo a pedidos desde o recém-nascido até o idoso, o fonoaudiólogo é um profissional da saúde que atua em inúmeras áreas como: pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica.

Os comunicadores, professores e todos aqueles que utilizam a voz como profissão sabem muito bem a importância da mesma no dia a dia. Os problemas existentes quando a pessoa esforça muito a voz são vários, desde uma rouquidão ou então calos nas cordas vocais até a perda da mesma.

Para evitar ou tratar esses problemas, o fonoaudiólogo é essencial para ajudar no dia a dia de todos esses profissionais e de todos aqueles que utilizam a voz.

A fonoaudiologia poderá atuar também em distúrbios da alimentação como por exemplo, a disfagia (dificuldade para engolir alimentos, sejam eles líquidos, pastosos ou sólidos). As pessoas com DISFAGIA podem sentir também uma sensação de “bolo” na garganta, dor de garganta, engasgos frequentes, aumento da salivação, tosse persistente, perda de peso sem explicação ou pneumonias de repetição.

Trabalha com pessoas que possuem desordem de fluência de fala denominada Gagueira, Gaguez ou Disfemia. Este tipo de alteração tem tratamento, a Fonoaudiologia dispõem de técnicas e procedimentos específicos para tratá-la.

Os Distúrbios de Aprendizagem da leitura, resultando em dificuldade no desenvolvimento gráfico global, normalmente acompanhado de baixo rendimento escolar, também são avaliados e tratados pelo profissional da Fonoaudiologia.

Enfim, além de todas as aplicações anteriormente citadas, a Fonoaudiologia também atua com pessoas que apresentam um mal funcionamento na musculatura facial por conta de uma doença neurológica, reabilitação do sistema cognitivo ou com paralisia facial. Pode trabalhar também em conjunto com um dentista para auxiliar na evolução mais rápida de uma alteração na arcada dentária. Realiza exames audiométricos, teste da orelhinha, prevenção e conservação da audição em ambientes insalubres, minimizando os riscos ambientais à saúde.

Com relação à estética, a Fonoaudiologia também desempenha um papel relevante, através do desenvolvimento dos padrões da voz, da fala e até mesmo facial.

Em caso de dúvidas procure um fonoaudiólogo, ele pode fazer muito por você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos saber o que você achou! Faça seus comentários!