terça-feira, 1 de maio de 2012

COMO A FAMÍLIA PODE AJUDAR NO DESEMPENHO ESCOLAR




Kelly Cristina da S. Campos
Psicopedagoga - Fone: 8342-0924


Não há dúvidas quanto à importância do envolvimento da família na vida escolar das crianças. Porém, apesar de ser considerada como consenso a ideia de que, se a família preocupa-se em acompanhar o desempenho das crianças na escola, há grandes chances de sucesso escolar, porque tantos alunos passam por dificuldades de aprendizagem devido à falta de assistência da família?

Em minha experiência clínica, grande parte dos atendimentos às crianças com problemas de aprendizagem poderiam ser evitados, caso os pais tivessem sido bem sucedidos no papel de participantes da vida escolar dos filhos. Há crianças que falham como alunos, simplesmente porque não receberam estímulo suficiente dos pais ou de seus substitutos.

Muitas vezes, a ineficiência dos pais se dá pelo fato de desconhecerem como estimular os filhos de forma adequada. Pensando nisso, apontaremos sugestões simples, porém capazes de propiciar um melhor rendimento escolar:

- Ter livros em casa ler para os filhos pequenos - Esse hábito aumenta o vocabulário da criança, facilitando a assimilação de conteúdos de todas as matérias.

- Reservar um lugar adequado para os estudos- Mesa, cadeira, boa iluminação e nada de televisão. Lugar tranquilo para estudar, possibilita a criança desde pequena, obter maior concentração, maior índice de aprendizagem e menos erro.

- Incentivo ao cumprimento da lição - Mesmo que a criança seja pequena e do dever de casa muito fácil, os pais devem pedir para ver a tarefa pronta.

- Orientar sem dar a resposta certa - O dever de casa é das crianças e não dos pais. Oferecer resposta pronta não é incentivo à superação de desafios.

- Garantir tempo livre - Agenda cheia tira da criança tempo de brincar, provocando cansaço e comprometendo o rendimento.

- Participar das reuniões de pais - Essa é uma boa oportunidade de conhecer melhor professores, metodologias e outros pais. Ainda demonstra para a criança que seus pais se interessam por sua vida escolar.

- Monitorar o boletim - Em caso de nota baixa, os pais devem procurar a escola para juntos estabelecerem estratégias de melhoria do desempenho.

- Evitar excesso de pressão no período de provas - Sentir-se obrigada a apresentar bom desempenho só atrapalha, deixando a criança tensa, podendo prejudicar sua autoestima.


Para o sucesso escolar, é necessário que a criança tenha também um bom desenvolvimento emocional, além do incentivo aos estudos por parte da família e da escola. Esse desenvolvimento emocional se inicia desde antes do nascimento e é base para a saúde mental dos indivíduos.    Muito antes da criança entra na escola, a família já colabora de alguma forma para o sucesso ou o fracasso escolar do futuro estudante. Relações familiares doentias podem servir de modelo negativo para os relacionamentos da criança com outros grupos de convivência, prejudicando a aprendizagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos saber o que você achou! Faça seus comentários!